.mais sobre nós

.pesquisar

 

.Novembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. A relação entre os pais d...

. A mãe que nada faz!

. Pôr o bébé a arrotar

. Um colo vazio . . .

. O papel do papá!

. Dizem os antigos. . .

. Chicco outlet

. Os Primeiros Meses da Gra...

. Planear o Bébé

. (Continuação)... onde pod...

.arquivos

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Abril 2009

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Julho 2007

. Maio 2007

. Março 2007

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds

Domingo, 2 de Setembro de 2007

Os Primeiros Meses da Gravidez

Os Sintomas

Nos primeiros dias depois de sabermos que estamos à espera de um bébé começamos a notar vários sintomas caracteríscos, alguns dos quais já nos acompanham desde antes de termos a confirmação , da gravidez.

Entre os quais posso mencionar:

Náuseas,

Vómitos,

Tonturas e desmaios,

Dores mamárias,

Fome,

Corrimento vaginal,

Dores laterais que podem apanhar o joelho,

Hemorróidas,

Insónia,

Sonolência,

Azia,

etc....

Náuseas e Vómitos

É normal aparecerem logo nos primeiros dias.

Existem mulheres que teêm imensa sorte por não os terem e existem aquelas que quase o ar as faz vomitar.

Um dos truques que pode atenuar essa sensação de vómito é começarem a ingerir menos quantidade de  comida, mas aumentarem o número de vezes que comem.

Façam um pequeno lanche entre intervalos de 2h30m, optem por comer 1 ou 2 peças de fruta, iogurtes, sumos naturais, etc...

Deixem na vossa mesinha de cabeceira umas bolachinhas de água e sal e comam uma ou duas antes de se levantarem para atenuar o mau estar.

Tonturas e Desmaios

Como o nosso corpo está numa grande fase de adaptação é normal que sintam algumas tonturas e em alguns casos talvez cheguem a desmaiar. Estes sintomas podem dever-se a uma falta de açucar (dai serem tão importantes as pequenas refeições), a quebras de tensão, ou à tensão estar muito alta.

Talvez não seja má ideia, no período em que estes sintomas se manifestam, fazerem um controle da tensão e do açúcar na vossa farmácia.

Tenham em atenção que em qualquer caso nunca é má ideia telefonarem ao vosso médico assistente e explicarem-lhe a situação pela qual estão a passar, principalmente se tiverem os níveis de açucar e da tensão elevados. Estes dois últimos são muito graves para a vossa saúde e para a do bébé.

Dores mamárias

São dos primeiros sintomas a aparecer.

Muitas vezes ainda nem sabemos que estamos grávidas e já as nossa mamocas estão a latejar.

Como surgem quase sempre quando se dá a ovulação, ás vezes podemos pensar que estamos a ovular. A diferença é que quando estamos a ovular, e depois nos aparece o período, essas dores desaparecem, no caso de gravidez elas só vão embora passados dois ou três meses.

Nesta fase , devido à adaptação constante, também os nossos seios se alteram.

Aumentam o volume, a auréla poderá ficar mais escura e os mamilos mais duros e salientes.

Aliviem-nas com água fria em cima do peito, se aguentarem. Àgua morninha também ajuda.

Fome

Ai que fome!

Quantas vezes não achamos que temos um buraco no estômago e parece que nada nos satisfaz?!

Não se esqueçam de que por estarmos grávidas não temos de comer por dois, isso é um tremendo erro. É claro que não vamos passar fome, mas temos de comer o essêncial e suficiente para nós e para o bébé.

Um aumento de peso desnecessário poderá ser prejudicial para vós na medida que vos pode dificultar o parto, já para não falar do cansaço, diabetes, hipertensão e colestrol.

Tentem escrever a vossa própria dieta num papel e segui-la. A dieta não consiste em perder peso, mas sim comer de tudo um pouco mas em pequenas quantidades; salvo alguma indicação médica.

Eu nunca deixei de comer nada, sempre comi o que me apeteceu. Fazia umas sete ou oito refeições por dia, isto porque à noite também me levantava faminta nos primeiros dois meses.

Tive foi de ter imenso cuidado com os legumes, fiambre e carne meio cruas por causa da toxicoplasmose.

Deixei de comer alface fora de casa e em casa lavava-a com água e vinagre.

Passei por indicação do obstetra a congelar o fiambre antes de o comer para matar o dito bichinho da toxicoplasmose e também deixei de comer carne mal passada.

Corrimento Vaginal

Mensalmente  é comum antes de aparecer o período, normalmente aparece na fase da ovolução. Um corrimento quase transparente e inodoro. Este é substituido pelo período e só volta a aparecer no  ínicio da nova ovulação.

Depois de engravidarmos é normal ter este corrimento e também é mais abundante do que aquele que aparece no ciclo normal.

Tal como já referi , o seu aspecto é transparente ou leitoso branco e inodoro.

Se a sua cor mudar, começar a cheirar mal ou tiverem esse corrimento acompanhado de comichão é aconselhavel consultarem um médico, ainda assim não estejam a desenvolver uma infecção vaginal ou urinária.

Dores laterais

Dizem que são normais e que é o útero a adaptar-se ao novo ser que está lá alojado.

Por experiência própria não acredito muito nisto.

Neste aspecto tive uma gravidez complicada pois à conta destas dores tive quase a perder o meu bébé.

Era uma dor que me aparecia de lado, como se estivesse para aparecer o período. Sempre que caminhava ou que fazia algum esforço lá aparecia ela chegava-me até ao joelho. Fiz inúmeras ecografias nesta altura e também análises que nada acusavam. Uma médica disse-me que não era nada, outro dizia-me que eram contracções.

O remédio para isto era muito descanso ,nada de sexo e muita água. 

A verdade é que ás nove semanas tive um descolamento de placenta e uma hemorragia grande. Fiquei para morrer, fartei-me de chorar com os nervos e tive de estar em repouso absoluto durante uma semana. Sei que tive sorte pois existe muitas mulheres que acabam  por perderem  os bébés.

A partir daqui fiz sempre repouso e já não me armei em mulher faz tudo. Tive uma gravidez de risco durante oito longos meses e tive de tomar comprimidos para ajudar o bébé a fixar-se no útero durante três meses.

O meu concelho se estiverem como eu é:

Pensem realmente no que é importante para vós e no que estão dispostas a passar no caso de terem dores e insistirem em fazer esforços.

Se puderem descansar umas semanas façam-no.

Se tiverem uma ligeira hemorragia não corram para o médico.

Principalmente nas primeiras gravidezes, com medo de perder o bébé a nossa tendência é em ir a fugir a urgências ver o que se passa, nem nos lembramos do risco que estamos a correr em andar.

O meu ginecologista disse-me que tinha sido um erro enorme sair de casa para ir ao hospital. Só o facto de me ter levantado da cama e ter ido fazer uma ecografia desnecessária era o suficiente para se acabar de descolar o resto da placenta.

O ideal é ficarem sossegadas até a hemorragia parar e quando esta parar logo vão com calma a um médico.

 

Se for uma grande grande hemorragia o melhor talvez seja mesmo irem a um médico ou ligarem ao vosso médico assistente e pedirem concelho.

 

Porque é que o sexo não é indicado?

 

Pelo simples facto de que os espermatozóides provocam contracções no útero e pode aumentar o risco de expulsão do feto, quando existe um risco de aborto. 

Também é por este motivo que quando o bébé se começa a atrasar para nascer dizem que se deve ter relações sexuais.  

 

 

De resto não faz mal, até dizem que é saudável praticar o coito durante a gravidez. 

 

 

Hemorróidas

Graças a Deus nunca soube o que eram durante toda a gravidez!

 

Duas palavras foi o que usei para as evitar;  SOPA  e ÁGUA

 

Se não estão habituadas a comer sopa e a beber água comecem por se habituar.

Eu fazia grandes panelas de sopa com tudo lá dentro. Peixe ou carne, abóbora, cenoura, todas as verduras, ás vezes uns bagos de arroz, ovo. Foi dar asas á minha imaginação e os intestinos funcionavam a 200%.

 

A água é também muito importante pois amolece as fezes e é muito importante para o liquido amniotico do bébé.

 

 

Sonolência e insónias

A sonolência é própria do ínicio da gravidez  pois é uma resposta à adaptação do nosso corpo ao bébé. As alterações hormonais nesta fase fazem com que estejamos moles e sonolêntas.

Curiosamento dizem os antigos que as grávidas que tem muito sono vão ter meninas.

Acho que nada disto está provado, mas a verdade é que nunca tive sono e fui mãe de um rapaz.

 

 

As insónias e pesadelos costumam aparecer já mais para o fim da gestação.

Devem-se há nossa grande barriga, que já não nos deixa descansar  e também à nossa ansiedade enquando futuros pais e aos receios que o parto nos traz.

 

 

Azia

 

É mais uma  "alegria" da gravidez!

 

O nosso estômago começa , devido ao bébé o empurrar, a funcionar  mal e as digestões são mais dificeis de fazer. O ideal é comerem coisas leves e pouco de cada vez.

Se se deitarem depois de comer tentem dormir para o vosso lado esquerdo pois ficam com a boca do estômago voltado para baixo o que não permite que esta se abra. Se se deitarem para o vosso lado direito a boca do estômago fica voltada da cabeça para cima e tende a abrir com o peso do bébé , por isso ficam com azia e também é normal vir comida á boca. 

 

Evitem comer alimentoa ácidos, como laranja ou limão e bebidas com gáz.

 

 

 

 

 

 

 

 

publicado por maria às 18:50

link do post | comentar | favorito
|
335 comentários:
De leide souza a 23 de Julho de 2014 às 16:31
ola fiz laquaçao ou melhor tenho essure mas a duas semanas q nao posso me deitar q sinto uma colica enorme o q siginificara
De Anónimo a 24 de Janeiro de 2014 às 16:02
ola, eu gostaria de tirar uma duvida...em dezembro minha menstruação era para descer pelo dia 20..mas como tinha alguns eventos pra ir eu tomei por 8 dias anticoncepcionais para atrasar..dia 28 começou a descer até o dia 31...dia 1º de janeiro tive uma relação sem proteção com o coito interrompido...uns dois depois percebi que tive um corrimento parecido com aquele quando ovula...sera que é normal ou pode ser uma ovulação? é possível isso acontecer?..até porque se não tivesse atrasado a menstruação seria o dia normal de ovulação... (meu ciclo é de 28 dias pra mais) bem, minhas perguntas são as seguintes: sé possível ovular 2 ou 3 dias depois da menstruação parar de descer? é possível que eu tenha ficado gravida? levando todas essas informações em consideração... ontem dia 23 fiz um teste de gravidez de farmácia e deu negativo.
De Thalita a 12 de Janeiro de 2014 às 23:05
Olá,gostaria de esclarecer uma duvida .. minha mestruação esta atrasada dois dias tive relacão sem proteção nenhuma ,sinto leves dores de lado, mesmo deitada sentada em pé ,de qualquer jeito sinto a dor.
Também tenho corrimentos transparente com pelotinhas brancas,estava sentindo tonturas mas ja passou,e azia tambem.
espero a resposta.
De maria a 24 de Janeiro de 2013 às 17:54
Ola. Dscobri ontem k tou gravida. E ando c mto medo d o perder. No meu trabalho faxo mto esforcos e inalo mtos kimicos! So vou ter consulta pa semana e entretanto vou trab. E por algum descuido perder. Kek eu faxo??
De nyna a 3 de Dezembro de 2012 às 20:25
acho legal aprendermos sobre td isso, mas tenho uma duvida terrivel, minhas dores de cólicas vem e vão constantemente, quando me deito dói muito minha costa, se me levanto tenho contrações na barriga, isso é normal?
E acabei de descobrir que estou grávida!
De filipa a 25 de Outubro de 2012 às 21:22
Boa Noite.

Gostaria se possivel que me esclarecesse uma duvida.
A minha menstruação veio em Agosto(pior ja n me lembro do dia)mas penso que foi entre o dia 1 e o dia 11...
no dia 17 de agosto fui de ferias com o meu marido e tivemos relaçoes todos os dias. posso frizar que alumas vezes ejaculou dentro de mim outras não.
o que é certo que até hoje nao me veio o periodo.
no dia 5 de setembro diz um teste de farmacia da clearvlue e deu-me negativo.
ate entao nao tenho tido enjoos, os seios parecem-me normal ...nada que me indique uma gravidez

Hoje, comecei de manha comumas dore o utero e enjoos e ando com muitas colicas ( e por vezes diarreia) ...
para agravar tenho tido corrimento parece leite e por algumas vezes vem muito e outras nao e algumas vezes com odor...

ja sou mae de um menino que vai fazer 4 anos p/o mes que vem, e estou a achar estranho, pois quando engravidei nao tive nenhum destes sintomas...

espero que me possa ajudar. obrigada
De ana a 17 de Outubro de 2012 às 20:40
por favor
De ana a 17 de Outubro de 2012 às 20:37
oi,eu nao menstrou a quase 4 mese,sinti enjoos no periodo da manha,noa chamo de tonturas,mas algo parecido,meus seios estao doloridos ,mas nao enchados.fiz o texte de farmacia a umas 2 semanas e deu negativo,semana passada tive um corrimento com uma raia de sangue bem clrarinha,estou com corrimento claro em abundancia,nao sei o que pode ser,minha ultima menstruaçao foi perto do dia 15/o6,nao sei se é psicologico mas as vezes sinto algo mexer no ventre,me ajude por favor.
De Vilma a 3 de Outubro de 2012 às 18:50
Olá boa tarde... Eu gostava que me tirasse uma dúvida pois já não sei o que pensar. Eu tive relações com o meu namorado e entrou ejaculação para dentro de mim.. Eu estava tomando a pilula mas tive falhas em alguns dias e também tomo outros medicamentos! É possível ter engravidado? E se estiver mesmo grávida é normal ter perdas de sangue?! É que eu estou com perdas de sangue e dói-me o fundo da barriga. Passo a vida na casa de banho! Será que me pode ajudar? Aguardo uma resposta o mais rápido possível. Obrigada. Beijinhos
De Thabata a 28 de Setembro de 2012 às 19:05
Boa tarde Maria...
a untima vez que eu menstruei foi no dia 15/08 e até hj não menstruei, me sinto muito indisposta e com um desconforto bem em baixo da barriga tenho muito corrimento trasparente e as vezes branco e sinto muitas dores na cabeça dores fortes mesmo....
Eu estive no meu médico no dia 19/09 para fazer papa-nicolau se eu estivece gravida ele iria perceber na hora do ixame ou não...
Eu não sinto nausia mais as vezes não fico com vontade de comer e dá uma sensação de nojooo...
E vontade de urinar, nossa tenho vontade de urinar toda hora tenho sensação de bexiga sempre cheiaaa...
Será que vc pode me dizer algo???

Comentar post