.mais sobre nós

.pesquisar

 

.Novembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. A relação entre os pais d...

. A mãe que nada faz!

. Pôr o bébé a arrotar

. Um colo vazio . . .

. O papel do papá!

. Dizem os antigos. . .

. Chicco outlet

. Os Primeiros Meses da Gra...

. Planear o Bébé

. (Continuação)... onde pod...

.arquivos

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Abril 2009

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Julho 2007

. Maio 2007

. Março 2007

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds

Sábado, 4 de Abril de 2009

Pôr o bébé a arrotar

Estamos grávidas e observamos em pormenor as outras mães que alimentam os seus bébés, estes mal acabam de comer elas tocam-lhes e os queriduchos sem esforço algum emitem um valente arroto e nós pensamos :" Que giro, assim que o meu nascer faço igual, é tão fácil...."

 

Viva a ingenuidade dos pais de primeira viagem!

 

Aquilo que parece ser tão fácil não é tão fácil assim pois há muitos bébés que não conseguem arrotar facilmente e nós pais entramos em stress. Eu fui um desses pais stressados !

 

O ideal para eles arrotarem é terem o estômago comprimido de modo a que o ar que está lá dentro venha para cima. Deixo-vos então aqui algumas dicas para os porem a arrotar:

 

1- Coloquem-nos de pé com o estômago no vosso ombro e deem palmadinhas nas costas (este é o método mais comum)

 

2- Se não der resultado exprimentem balançar-se um pouco como se vocês pais estivessem a saltitar sentados em cima duma bola com eles ao colo, façam-no devagar para o bebe não se vomitar

 

3- Com o bébé na mesma posição deixem-se vocês pais descair como se se estivessem a encostar na cama para lerem um livro, os bebes ficam semi deitados em cima de vós

 

 

4- A posição de sentado também resulta muito bem, sentem-nos virados para vós no vosso colo e segurem-lhes a cabeça com as mãos

 

5- Coloquem-nos deitados de barriga para baixo no vosso colo de modo a que o estômago fique na vossa perna e as pernas descaidas (esta posição também serve para os gases)

 

Se o bébé não arrotar mesmo, deitem-nos virados para o lado esquerdo de modo a que a boca do estômago fique para baixo, assim é mais dificil de se bolsarem.

 

Nos primeiros tempos convém que tenham sempre as cabeceiras da alcofa ou da cama inclinadas. Façam-no com a ajuda de almofadas ou lençois dobrados.

 

 

tags: ,
publicado por maria às 14:22

link do post | favorito
De patricia Carmona a 26 de Dezembro de 2009 às 20:25
ola sou mae a dias e tambem tenho tido dificuldade em fazer o meu filhote arrotar, tem é soluços isso ja ajuda o ar que nao vem no arroto a sair?
e ja agora como saber se a alcofa onde ele agora dorme esta suficientemente elevada no colchao para nao correr riscos?
De maria a 28 de Dezembro de 2009 às 15:30
Olá Patricia!

Primeiro que tudo muitos parabéns pelo teu bébé!

Olha os meus filhotes também tiveram imensos soluços, mas não te preocupes pois isso é muito comum. O que eu fiz foi dar-lhes qualquer coisa para eles beberem (água) ou a chucha para cortar os soluços, é claro que nem sempre funciona mas podes tentar.
O soluço não tira o ar do estômago, pelo contrario, o arroto muitas vezes é que faz passar os soluços. Nos bebés os soluços acontecem muitas vezes porque eles não sabem coordenar a respiração com o mamar. Pois na nossa barriga nunca precisaram de o fazer para se alimentarem, uma vez que vai tudo pelo cordão. Então ao tentarem mamar ingerem muito ar para o estomago, o que lhes provoca soluços.
O meu filho foi uma criança muito dificil de arrotar e eu passava horas á espera que isso acontecesse , num desespero com medo dele bolsar a dormir. Foi-me dito depois que existem crianças que simplesmente não arrotam e ficam bem.
Descobri então estas tecnicas que escrevi no blog e acho que as que resultam mais são : senta-lo ( tens de lhe segurar na cabeça para não cair para a frente) , ou então comprimi-lo ligeiramente contra ti, ou então comprimi-lo contra ti e pulares ao mesmo tempo para cima e para baixo. Qualquer coisa que comprima o estomago ou que faça o ar que esta la dentro deslocar-se.
Em relação á cabeceira da alcofa tu mesma consegues ver. Se a tiveres em cima da cama ou da cadeira coloca por baixo da alcofa uma almofada alta ou então uma manta. O bebe fica fica ligeiramente inclinado como estava na caminha da maternidade. Se ele descair muito para o fim da alcofa coloca-lhe qualquer coisa no fundo dos pés e diminui a altura da cabeceira, o que importa é que ele não fique totalmente na horizontal.
Toma tambem em atenção o seguinte, eles nos primeiros dias gostam de se sentir mais apertados pois era assim que estavam dentro da barriga, mas passados esses primeiros dias alguns bebes gostam de se sentir á vontade e choram muito se estiverem apertados com muita roupa ou com falta de espaço. Os meus filhos nunca apreciaram muito a alcofa, estiveram lá um mês e pouco. Preferiam estar na cama das grades. Para eles não se sentirem inseguros com tanto espaço , enrolei dois cobertores da cama como se fossem duas salcichas e coloquei-os á volta deles por baixo do lençol capa para eles não se enrolarem . Foi como se fizesse uma cama pequena dentro da cama grande. O que é optimo pois á medida que eles vão crescendo podes ir aumentando o espaço para eles se mexerem.

Espero poder ter ajudado e fiquem bem. Dispõe sempre!

Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres